As Aventuras Sensoriais de Théo



Como surgiu o livro... 

No ano de 2018, publiquei As Aventuras Sensoriais de Théo, que traz as vivências de um menino muito especial. No entanto, essa história surgiu quase dois anos antes do lançamento, em uma manhã comum, quando decidi que compartilharia com outras pessoas as vivências sensoriais de nosso filho Henrique.
Depois disso, começou a trajetória de buscar uma editora, uma ilustradora e fazer o livro se tornar algo real. Graças ao Simdec - um sistema de apoio a cultura - isso pôde se tornar real.


Sobre o livro...

Théo é um menino inteligente, criativo, divertido e autista. Ele vive aventuras surpreendentes e emocionantes, experimentando o mundo real sob uma ótica diferenciada: a sensorial.
O mundo sensorial é muito aflorado na vida de Théo. Os cheiros, as cores, o tato, os sabores... Tudo ele sente mais do que os outros. Sua visão acerca do mundo também é diferenciada, ele tem dificuldade em fazer amigos e se enturmar com seus pares.
Théo precisa que as coisas tenham estrutura, rotina. Não lida bem com mudanças imprevisíveis e coisas desorganizadas. Se uma promessa foi feita a ele, ela precisa ser cumprida, caso contrário ele fica nervoso.
Théo existe em milhares de lares brasileiros, inclusive no meu, com vários nomes. O meu Théo se chama Henrique e nos ensina coisas novas todos os dias.
Com o objetivo de ajudar tantas outras famílias e educadores a lidarem com as dificuldades que as crianças do Transtorno do Espectro Autista apresentam, surgiu a proposta desse livro.

Trata-se de histórias infantis, contadas de maneira informal, mas que apresentam várias situações que afligem as crianças como Théo.
Na história, o autismo fica como pano de fundo, mostrando um personagem gentil, solidário e amoroso, com dificuldades e qualidades, como qualquer outro garoto. Porém, os educadores podem se apropriar das questões abordadas para conversar sobre respeito, inclusão, aceitação das diferenças, amor pela família e cuidado com o outro.
Neste livro, mergulhei no universo de meu filho, diagnosticado com autismo,  com o objetivo de ajudar outras famílias e educadores a lidarem com as dificuldades que as crianças do Transtorno do Espectro Autista apresentam. Trata-se de histórias infantis, contadas de maneira informal, mas que apresentam várias situações que afligem as crianças como Théo.
O livro pode ser lido para as crianças com autismo e as que convivem com ela, para dessa forma gerar a empatia e compreensão acerca das dificuldades que seu colega/irmão/primo autista possui e sua visão diferenciada do mundo que nos cerca.



Semeando inclusão através do livro... 

Com a realização das palestras nas escolas e CEIs, visa-se expandir o alcance da obra para servir de ferramenta ao professor e demais profissionais da área da Educação para entender as condições e peculiaridades de uma criança com autismo a partir de sua percepção de mundo, facilitando o processo de inclusão social.
No decorrer do ano de 2018 e 2019 tive a oportunidade de realizar palestras em algumas escolas, assim como algumas universidades, além de participar em programas de rádio e televisão, abordando o tema central do livro, levando informação e ferramentas práticas para auxiliar o processo de efetiva inclusão escolar das crianças no Espectro Autista em seu ambiente escolar.
Percebi, no decorrer dessa trajetória, o quanto o tema ainda é desconhecido e como o autismo é tratado com preconceito de modo geral, na maioria das vezes pela simples falta de informação dos educadores e das crianças.
Acredito que podemos fazer a sociedade se tornar um local de mais aceitação das diferenças, ao permitir que nossas crianças tenham acesso a ferramentas que o livro oferece.

É preciso falar sobre inclusão, é preciso falar sobre autismo, é preciso falar sobre as diferenças. E essa missão eu aceitei e a realizo com verdadeiro gosto, sentindo-me privilegiada em semear pequenas sementes de inclusão por onde passo.


Veja o que as pessoas falam sobre o livro:
Sou ilustradora de livros e recebi este presente da Carol, para ilustrar algumas histórias do Théo, que tem como inspiração o Henrique, filho dela. Para realizar esse trabalho, conversei bastante com a escritora para entender como funciona o universo das crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e procurei retratar como eles enxergam o mundo e como o mundo deve respeitar o universo dessas crianças. Em todos os desenhos o foco foi sempre as crianças e as expressões faciais do Théo, pois nele se concentra todas as emoções trazidas pela narrativa do livro.

Michelline Móes - Ilustradora do livro


As aventuras Sensoriais do Théo tem uma linguagem simples que explica para as crianças que seus sentimentos estão escritos e desenhados nesse livro. Joaquim está no livro! Ele sente que faz parte. Sua visão do mundo está registrada em cada página. 
Obrigada Carol que contou a história sensorial de vários crianças. Amamos você. 

Michele Karine Sansão - Professora e mãe do Joaquim.

*                                   *                                *



Infância é uma época cheia de descobertas, cheia de aventuras e um mundo inteiro a descobrir. Com Théo, a coisa não seria diferente. O mundo é um livro onde as histórias acontecem com cada um de nós, onde nós somos os personagens a vencer cada desafio, a enfrentar cada uma das etapas da jornada.
Théo é um menino como os demais. Tem sonhos, desejos, vontades. Mas também é um menino diferente, porque ninguém é igual ao outro, não é mesmo? Nesse livro, ele vive suas aventuras, expõe seus medos e comemora suas conquistas - e por que deveria ser diferente?
De maneira lúdica, mas real, Caroline Helena mostra na pele como pensa e sente um menino com transtorno do espectro autista. Empatia é a palavra da vez - e "As aventuras sensoriais de Théo" toca no cerne da questão, sem vitimismo, sem estereótipos, sem meias palavras. É tudo muito real, mas ao mesmo tempo tudo muito simbólico, muito humano, muito sensorial. Vale cada linha lida, cada ilustração, cada página desfrutada.

 Andreia Evaristo - Escritora

*                            *                             *

Cada página virada do livro da Carol é um convite à sensibilidade, uma forma de exercitar a empatia, ainda que pareça apenas a história de um menino e suas sensações. É literatura e é troca, é arte e é vida. Tenho um orgulho danado de ter editado esta obra.Jura Arruda - Editor chefe da Editora Areia


*                                     *                                   *




Como adquirir o livro...


Para adquirir seu livro As Aventuras Sensoriais de Théo, você pode fazer transferência ou depósito bancário. O valor do livro é R$30,00 para retirar com a autora, ou R$36,00 com frete incluso. 


Banco do Brasil
Agência: 5214-0
CC: 1303689-0

Por gentileza, envie o comprovante do depósito por email ou whats. Assim que for confirmado o pagamento, realizo o envio ou combinamos a entrega do seu exemplar.